De quem é o mérito: Do fotógrafo que possui um olhar, ou da câmera que possui um sensor ?


photo: Martin Schoeller para Le Monde magazine
E eu achando que essa sexta-feira estava morta. Que nada! Me apareceu um questionamento que à tempos venho defendendo. Quem vale o mérito: a máquina ou o homem por trás dela?

Tudo começou nesta tarde quando pelo Twitter me veio o link Clint Eastwood não usa Photoshop em capa de revista e o resultado é esse...
Eu bati o olho na foto e ví que poderia ser um trabalho do fotógrafo Martin Schoellerpela composição básica de luz, pela textura excelente que a foto transmite no rosto do ator, usando possivelmente uma 50tinha [ apelido carinhoso entre os fotógrafos para uma lente fixa 50mm ]. A imagem mostra o quão humano uma celebridade pode ser.
Lí a matéria para saber o porquê do espanto do não uso do Photoshop e tirar a dúvida de quem era o fotógrafo. Pro meu espanto [NOT] em 7 links que abri, todos o fotografo era o REPRODUÇÃO. Entrei no site do jornal Le Monde e tirei a dúvida. Era uma fotografia de Martim Schoeller mesmo. Do jeito que ele gosta de fazer: iluminação + intimidade = belíssimos retratos!
Fiquei conhecendo o trabalho do alemão Schoeller pelos retratos feitos para a revista TIME dos homens do ano de Barack Obama e Mark Zucherberg. Foi um impacto tamanha veracidade de detalhes e texturas em um retrato 'closão'. Pra mim foi e é inspirador. Foram os retratos feitos por ele que me fizeram comprar minha lâmpada circular para eu fazer meus próprios retratos com tamanho esméro como ele. Schoeller toma cuidado com iluminação, é tudo pensado e tudo simples, nada é por acaso inclusive a conversa que ele trata com os retratados. E isso inclui a intimidade [quase nua] crua que ele obtém por seus retratados.
E sobre o questionamento. O que me deixou puto?! Foi saber que as pessoas ainda acham que é necessário ter o uso de um Photoshop para fazer um belo retrato, ou uma câmera fodona. E esquecem que é o olhar clinicamente cirurgico do fotógrafo que faz a imagem. Que cria toda a atmosfera para o nascimento do resultado final.
Mas infelizmente o ser humano é assim, menospreza quem pensa e valoriza o que não possui sentimentos. E é pra isso que eu estou aqui! Pra mostrar que 'artista bom né só photoshop e refrão' [parafraseando Criolo].



Pra ver os trabalhos dele, só dei uma busca e apareceu todos os retratados por Martin Shoeller. E tem a outra vertente dos trabalhos dele, que é a de mostrar as celebridade como você nunca verá na vida!
É assim a receita do trabalho bem feito:
01 inspiração + 01 idéia simples = Belos trabalhos



E bóra pá rua!!

Nenhum comentário: