começando antes a Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil

Mais um bom arquivo de pesquisas se criando. É a nova coleção de livros vendidos semanais da Folha de S. Paulo.
Folha Fotos Antigas do Brasil será mais uma boa fonte para pesquisa de fotografias antigas, não só como aprendizado, mas principalmente para meu projeto autoral nos moldes do Yesterday/Nowadays.
Uma dica pra quem quiser manter essa coleção intenira sem perder um livro porque você chegou tarde e já havia acabado tudo, os livros chegam um dia antes nas bancas de jornal, sendo que hoje [no caso sábado] pode ser adquirido sem necessidade de comprar o jornal Folha de S. Paulo. No domingo, pelo menos nas bancas que frequento, os jornaleiros não costumam vender o livro sem a compra do ornal. Uma compra casada mais que justa.

Bóra passar a tarde dando uma lida!
Bóra colecionar!

BAЯRETO Rodrigo Photography
All images copyright © 2011 © All rights reserved

barretorodrigo.500px.com
barreto.a.rodrigo@gmail.com
| Twitter @barretorodrigo |
| Blog A grama è amargA |

| Photographer | Walker |

São Paulo 458 anos

Copan P&B&L by barretorodrigo
Copan P&B&L, a photo by barretorodrigo on Flickr.

Minha terra de concreto e aço. Parabéns São Paulo!
Este ano não pude comemorar seu verão. Eu que sempre guardei com carinho essa data.
Para muitos, o ano começa depois do carnaval. Meu ano começa quando eu vou pra rua te viver.

E BÓRA PÁS RUAS DE SÃO PAULO QUÉ ONDE AS COISA CONTECE!

Terminal 4 do Aeroporto Internacional de São Paulo - acertos finais

Está marcado para a manhã de sábado 21 de Janeiro a entrega do Terminal 4 do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos pela empreiteira Delta.
Porém ainda há um empasse na inauguração do terminal visto que será operado por apenas uma compania aérea. Tam, Gol e WebJet foram acionadas pela INFRAERO para obter a licença para operar, mas as empresas ainda estão avaliando logística e funcionalidades na operação neste terminal, por ser afastado dos outros dois terminais dificultaria o translado entre passageiros e bagagens estando em conexão.


foto tirada no dia 19/01/2012

BAЯRETO Rodrigo Photography
All images copyright © 2011 © All rights reserved

barretorodrigo.500px.com
barreto.a.rodrigo@gmail.com
| Twitter @barretorodrigo |
| Blog A grama è amargA |

| Photographer | Walker |

Bóra pras Saídas fotográficas!

Seguindo o post passado sobre exposições fotográficas. Post de hoje será sobre Saídas Fotográficas, ótimas oportunidades para quem, assim como eu, tomou gosto pela fotografia após ver mostras e exposições e workshops e tantas outras formas de cultura, mostrar alguma obra que queira deixar pra posteridade.
Falei bonito até, óia.
#♫
Pra falar do que sinto, cantei, cantei, me expus, e até me emocionei...

Enfim, rápido devaneio romântico a parte,  vamos às dicas em ordem de que acontecem>

*Durante o aniversário de 458 anos da cidade de Sâo Paulo, acontece o Jornada Fotográfica 24 horas, saída realizada pelo fotojornalista André Douek mensalmente e temática [sempre com um tema do mês, como por exemplo do aniversário de São Paulo, no mês de aniversário do bairro do Brás é organizado uma saída pelo bairro, entre outros]. Começa às 18hrs do dia 24 de Janeiro e vira a noite, como são muitos fotógrafos, muitos até se conhecem de outros carnavais e outros estão nessa pela primeira vez, é um ótimo exercício para todos. Eu mais que recomendo, perdão do jargão, mas é uma puta experiência virar a noite fotografando!
Este ano eu participarei apenas da primeira quarto de jornada, pois trabalharei no feriado. Mas quem puder ir em grupos ou não tiver medo da noite, BÓRA!

*Uma saída fotográfica que eu sempre me interessei em ir mas nunca tive sorte nem disponibilidade são as saídas do grupo Fotocultura organizadas pelo Yuri Bittar. No começo de fevereiro ocorrerá a 24ª Saída Fotocultura no dia 05. pleno domingão. Será uma saída pelo centro velho de São Paulo, ou seja muitas fotos de arquitetura e do urbanismo desenfreado que eu, em particular, gosto muito de registrar. Estarei por lá e quem vier, depois da saída bóra pra uma breja!

É nessas mesmo. Bóra pá rua pra sempre aprender mais. Experimentar mais. Viver mais, porque como alguém já falou em uma das saídas, "é um cansaço do bem"




#reverência à música do Criolo - Até me emocionei



BÓRA PÁ RUA!

Bóra pra agenda de exposições



Final do mês de Janeiro chegando e com boas dicas de exposições finalizando o mês e começando bem o ano.



*Ainda há tempo de visitar a exposição Steve McCurry - ALMA REVELADA no instituto Tomie Ohtake. Sempre bom conhecer melhor a obra de McCurry e ir, em exposição até dia 29 de Janeiro. 
Já falei o suficiente sobre o Steve McCurry por aqui né?!

*Em dezembro foi realizado durante o Dia Mundial dos Direitos Humanos um evento que reuniu fotógrafos, maquiadores, recreação e qualquer ajuda sempre benvinda para uma creche na Zona Leste paulistana, o resultado foi fotografar crianças carentes e levar um pouco de alegria para o final de ano delas e de suas famílias. O Help Portrait, evento realizado em diversas partes do mundo teve sua edição brasileira e o resultado estará exposto em uma mostra no MIS à partir do dia 25 de Janeiro - aniversário da cidade de São Paulo. Vale conferir  o resultado desda frente engajada. Infelizmente não pude participar, mas prometo para mim mesmo que este ano de 2012 estarei lá! 

Ah, também no MIS terá a World Photo São Paulo 2012mostra de fotografias selecionadas a partir de concurso organizado pela World Photo Organization e pela Sony.

*Na Pinacoteca acontece uma mostra coletiva Percursos e Afetos - Fotografias, 1918/2011 realizada por fotógrafos consagrados inspirados à partir do retrato de Mário de Andrade feito por Michelle Rizzo, primeiro fotógrafo da São Paulo ainda provinciana do século XX. Estarei por lá amanhã [sábado dia 21 de janeiro] conferindo essa e outras expos por lá, já que sou apaixonado pelo espaço da Pinacoteca.


Pois é. Estas são dicas de exposições sobre fotografia que acontecem na cidade e que podem ser vistas durante o feriado de aniversário de São Paulo.

No próximo post: Saídas fotográficas!


BÓRA PÁ RUA

Vanguart @ Sesc Pompéia [teatro]

Show da banda cuiabana Vanguart no teatro do Sesc Pompéia.
Dia 13 de Janeiro 2012


BAЯRETO Rodrigo Photography
All images copyright © 2011 © All rights reserved

barretorodrigo.500px.com
barreto.a.rodrigo@gmail.com
| Twitter @barretorodrigo |
| Blog A grama è amargA |

| Photographer | Walker |

Semana dos que me Ins_piram: 3- Pedro Martinelli


incêndio no edifício Joelma. foto: Pedro Martinelli
Fechando a série de três post mostrando os Fotógrafos que me Ins_Piram. Fiquei feliz com o resultado do meu podiun. Não que estão em escalas de medalhas diferentes. Todos eles são medalhões de ouro na questão fotografia.
E hoje, fechando mostro um pouco do que Pedro Martinelli influenciou e ainda irá influenciar em meus trabalhos.

Nascido em Santo André, começou fazendo fotos de propagandas pela região do ABC Paulista, trabalhou para a Gazeta Esportiva e par a O GLOBO cobrindo esportes e política. E depois veio a sua maior experiência de vida. A desbravação da Amazônia junto aos irmãos Villas Boas.

À poucos meses atrás, fui ao lançamento de mais um livro do Pedrão no Senac Lapa/Scipião onde havia uma expo com suas fotos. Houve uma palestra e entrevista feita pelos alunos. Logo se seguiu a vernisàge da expo e do livro, onde ele autografava os livros. Fui puxar conversa com ele. Ele sempre muito solicito e gostador de uma boa prosa, como todo tiozão que nós temos em nossas famílias.
Conversei com ele durante uns 5 minutos. É evidente que para ele foi apenas um papo com um novo fotógrafo, mas para mim esses minutos estão durando até hoje em minha mente.
Durante a palestra, ele falou sobre um 'cacoete' dos fotógrafos de, ao segurar uma câmera na vertical, esse ato levanta o cotovelo ao alto numa cena como se o fotógrafo dissesse com o corpo 'este espaço é meu', parecido com o abrir de asas de um pássaro, "Nunca façam isso, é de uma arrogância tamanha! Fechem a asa! Esqueçam um pouco o ego e se concentrem no trabalho". Nesta nossa rápida conversa informal mencionei essa abordagem, ele ficou feliz porque alguém havia assimilado aquilo, como se a mensagem fosse transmitida para frente. Também entreguei um trabalho feito pelo meu grupo sobre fotojornalistas, entreguei um exemplar ao Pedro Martinelli e pedi que autografasse um para minha recordação.
trabalho sobre Pedro Martinelli autografado pelo próprio

Outro ponto da conversa foi uma série de 5 videos no YouTube do canal da Revista Veja, Martinelli dá uma entrevista que mostra bem o lado Fotógrafo de rua que ele foi e o Fotógrafo de gente do Mato que ele é hoje. Nestes videos Martinelli fala uma frase que eu sigo fielmente: "Fotografia só existe quando você mete a cara no mundo". E nesta frase criei uma que eu sempre uso em minhas saídas à campo > BÓRA PÁ RUA QUE É ONDE AS COISAS ACONTECEM!




Semana dos que me Ins_piram: 2 Chema Madoz



"Uma imagem vale mais que mil palavras"

Assim que descobri as obras desde espanhol professor de fotografia, eu digo que 'vale muito mais dez mil!'.

Sim. Chema Madoz fotografa os objetos do óbvio cotidiano e os transporta para o mundo surreal. Trânsita na linha tênue entre o 'poder tocar' e o 'impossível acontecer'. Ele te ilude de uma maneira tal que, me faz até acreditar na Matrix.  Chamado por este artigo da Obvious Mag como o Dalí da Fotografia, não achei tamanha prepotência quando me aprofundei nos estudos de suas imagens lá pelos idos de 2009, quando comecei a me introduzir realmente na fotografia. 
Recentemente fiquei feliz ao ler no jornal Folha de S. Paulo uma entrevista em que o madrileño fala sobre ainda fotografar com filme e sem o uso de Photoshop na manipulação de suas imagens. O porquê de suas fotos parecem mágicas.
Sim. É tudo feito na raça! Na mão. É o objeto + cenário + jogo de luzes = outra realidade. Eu ainda me atrevo à dizer que tem o toque mágico de Escher em suas fotos.
Sim. Eu realmente pago um pau pras fotografias de Chema Madoz. E foi vendo suas obras e suas aulas pelo YouTube que me inspiraram e ainda me Ins_Piram olhos e cérebro para meus futuros trabalhos!




Amanhã no próximo post, o terceiro fotógrafo em que bebo na fonte das Ins_pirações. Pedro Martinelli.
E veja também o post sobre Steve McCurry e VÃO A SUA EXPOSIÇÃO!



BÓRA PÁ RUA!



Semana dos que me Ins_piram: 1-Steve McCurry

Dando início à série dos três fotógrafos que me ins_piram. Apresento um mestre mundialmente conhecido.
Steve McCurry é um nome recorrente entre os grandes veículos midiáticos da fotografia. Lembrado pelas cores maravilhosas que consegue explorar em seus filmes, seja pela aproximação intimista com os retratados.
Fotojornalista de guerras para a revista National Geografic, passou por várias zonas de guerra que nem para seu pior inimigo você teria coragem de enviá-lo. Mas ele esteve lá, no Afeganistão por exemplo, no ínicio da guerra contra os países árabes.
 E não apenas mostrou ao mundo o lado da guera. Mostrou o lado humano.

Suas viagens por países como Índia, Indonésia e Paquistão, fizeram dele um apaixonado ela cultura milenar destes países e outros do sudeste asiático.

Em 1981 à serviço da National Geographic, ele emplacou a capa da 'garota afegã'. Dita por muitos como a Monalisa contemporânea. Um ícone pop dos tempos modernos.

No ano de 2010, eu fui à uma palestra de Steve McCurry aqui no Brasil, foi uma verdadeira aula. Uma das coisas que ele falou na ocasião, era de como se aproximar de um retratado mesmo estando em um país com tantas leis religiosas, para mim é de certo modo é fácil fazer, é chegar com 'bom-humor'. "Dizendo um 'Oi'. Mas sempre respeitando o ser humano, demonstre que está interessado em retratá-lo como um ser humano, não como algo."
Aqui tem uma série de mini-entrevista para o canal PraidonPress no YouTube > One-Minute Masterclass - Steve McCurry. Confiram as outras mini-entrevistas pelo canal.

Ficou interessado em saber mais das obras do Steve McCurry?! Então vá ao Instituto Tomie Ohtake para apreciar muitas fotografias feitas por ele. Estão expostos seus trabalhos durante os atentados terroristas de 11 de Setembro, os retratos dos últimos rolos de filme Kodacrhome, e claro, as cores da manifestações da natureza humana.

E amanhã.
Chema Madoz irá te dar um nó nos olhos  com suas fotografias!

Semana dos que me Ins_piram

Ontem, dia 08 de Janeiro foi o Dia do Fotógrafo. Na verdade fazendo as pesquisas  descobri que não existe exatamente uma data para o porquê do dia, mas é o DIA NACIONAL [Brasil somente] DO FOTÓGRAFO.
Pra não esticar esse papo pro lado histórico [que, se eu tiver a parcimônia oriental exlpicarei em futuro post] quero fazer uma série de 3 posts dedicados à três fotógrafos que me *ins_piraram a assumir esse meu lado Fotógrafo.
Escolhi apenas 3. Fiz um filtro mais seletivo pelo meu sentimental, do que importância para o mundo da fotografia. Afinal, é o meu top3 e eu cito quem eu quiser!


O 1º post será amanhã dedicado ao mestre do retrato Steve McCurry. Este mesmo que está com uma exposição em São Paulo e, no post darei mais detalhes.












O 2º fotógrafo Ins_Pirador é um que me, vez 'inventar' este termo *Ins_Pirar. Ele é Chema Madoz. Simplesmente vocês irão pirar nas fotos que ele produz. Post de Quarta-feira.
E sexta-feira fecharei a série com o 3º post sobre o fotojornalista Pedro Martinelli. Um exempo do que eu quero pra minha vida. Tanto como pessoa como carreira profissional.















E é isso. Até os próximos post quem tiver paciência de aconpanhar.


Bóra pá rua!






[*ins_piraram = Verbete que eu sempre uso. Vem de Ins_Pirar, não é apenas uma simles inspiração, é uma demonstração gráfica de que eu 'piro' em certos trabalhos e neles que me inspiro para fazer os meus trabalhos. Deu pra entender?! Então...]

Bóra pá rua!!

Dia do Fotógrafo

Dia do Fotógrafo by barretorodrigo
Dia do Fotógrafo, a photo by barretorodrigo on Flickr.

Dia 08 de Janeiro - Dia do Fotógrafo
Para os fotógrafos que são organizados, hoje não é o seu dia, me desculpem...

Show de bambas

Criolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc Pompéia
Criolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc PompéiaCriolo & Emicida @ Sesc Pompéia [participação de Kamau]Criolo & Emicida @ Sesc Pompéia [participação de Kamau]

Criolo & Emicida, um álbum no Flickr.

Show dos expoentes do rap nacional no palco do SESC Pompéia.
Criolo e Emicida
Série de 4 shows [de 05 a 08 de janeiro de 2012] com muito swingue sangue-bom de ambos os rappers.
Reportagem interessante sobre o show no dia das fotos [07 de janeiro] com uma pequena participação minha durante o show.

rollingstone.com.br/noticia/criolo-e-emicida-exaltam-velh...

trecho retirado:
"Retornando ao palco com uma blusa do Corinthians, Crilo ouviu os gritos de "Vai (sic) Curintia!", que ecoaram inúmeras vezes pelo SESC Pompeia, como já havia ocorrido no início do show. "É o Corinthians, vai fazer o quê?", brincou DJ DanDan."
Sim, este foi eu gritando lá na frente do palco.

Bóra pá rua, que a rua é nóiz!

BAЯRETO Rodrigo Photography
All images copyright © 2011 © All rights reserved

De quem é o mérito: Do fotógrafo que possui um olhar, ou da câmera que possui um sensor ?


photo: Martin Schoeller para Le Monde magazine
E eu achando que essa sexta-feira estava morta. Que nada! Me apareceu um questionamento que à tempos venho defendendo. Quem vale o mérito: a máquina ou o homem por trás dela?

Tudo começou nesta tarde quando pelo Twitter me veio o link Clint Eastwood não usa Photoshop em capa de revista e o resultado é esse...
Eu bati o olho na foto e ví que poderia ser um trabalho do fotógrafo Martin Schoellerpela composição básica de luz, pela textura excelente que a foto transmite no rosto do ator, usando possivelmente uma 50tinha [ apelido carinhoso entre os fotógrafos para uma lente fixa 50mm ]. A imagem mostra o quão humano uma celebridade pode ser.
Lí a matéria para saber o porquê do espanto do não uso do Photoshop e tirar a dúvida de quem era o fotógrafo. Pro meu espanto [NOT] em 7 links que abri, todos o fotografo era o REPRODUÇÃO. Entrei no site do jornal Le Monde e tirei a dúvida. Era uma fotografia de Martim Schoeller mesmo. Do jeito que ele gosta de fazer: iluminação + intimidade = belíssimos retratos!
Fiquei conhecendo o trabalho do alemão Schoeller pelos retratos feitos para a revista TIME dos homens do ano de Barack Obama e Mark Zucherberg. Foi um impacto tamanha veracidade de detalhes e texturas em um retrato 'closão'. Pra mim foi e é inspirador. Foram os retratos feitos por ele que me fizeram comprar minha lâmpada circular para eu fazer meus próprios retratos com tamanho esméro como ele. Schoeller toma cuidado com iluminação, é tudo pensado e tudo simples, nada é por acaso inclusive a conversa que ele trata com os retratados. E isso inclui a intimidade [quase nua] crua que ele obtém por seus retratados.
E sobre o questionamento. O que me deixou puto?! Foi saber que as pessoas ainda acham que é necessário ter o uso de um Photoshop para fazer um belo retrato, ou uma câmera fodona. E esquecem que é o olhar clinicamente cirurgico do fotógrafo que faz a imagem. Que cria toda a atmosfera para o nascimento do resultado final.
Mas infelizmente o ser humano é assim, menospreza quem pensa e valoriza o que não possui sentimentos. E é pra isso que eu estou aqui! Pra mostrar que 'artista bom né só photoshop e refrão' [parafraseando Criolo].



Pra ver os trabalhos dele, só dei uma busca e apareceu todos os retratados por Martin Shoeller. E tem a outra vertente dos trabalhos dele, que é a de mostrar as celebridade como você nunca verá na vida!
É assim a receita do trabalho bem feito:
01 inspiração + 01 idéia simples = Belos trabalhos



E bóra pá rua!!

Agenda de cursos e workshops sobre fotografia

Mês de Janeiro ainda está no começo e promete muito no mundo da fotografia. E rolará cursos, saídas fotográficas e workshops bem bacanas tanto para entusiastas como para veteranos no diafragma. E para iniciantes também, porquê não!?
Então listei alguns que acontecerão no Bimestre Jan/Fev aqui em SP.

*Cursos no MAM ; mini-cursos de durções variadas abordando diversas áreas da fotografia, desde a fotografia Básica, passando pela fotografia de
Moda, fotografia de Rua [esta minha preferida, curso que eu farei!] e por projetos conceituais. Ministrados por fotógrafos renomados como Gal Oppido Marcelo Grecco, Daniel Salum, Karina Bacci e Klaus Mitteidof. *

Segue link pra conferir +infos

* Workshop MIS: City Projects World Photo- Palestra ministrada por 
Steve Pyke, fotógrafo inglês radicado em NYcom publicações no The New Yorker. Os Interessados irão fazer saídas fotográficas durante 3dias consecutivos ao Vale do Anhangabaú, onde ocorre o movimento mundial Occupy City. Segue link com +infos.










*Saída fotográfica 'Aniversário da cidade de São Paulo': As já tradicionais saídas fotográficas com inúmeros fotógrafos tomando as ruas de São Paulo organizadas mensalmente pelo jornalista André Douek terá mais uma edição especialpara o aniversário da cidade. Os participantes fotógrafos profissionais, entusiastas e eternos aprendizes irão passar 24 horas [ não é obrigatório, mas a experiência de passar 24hrs fotografando é demais!] 
registrando a vida de uma das maiores e mais cosmopolitas metropoles do mundo. à partir das 18hrs do dia 24 de Janeiro, véspera de feriado de aniversário da cidade, terá início a saída. Com retornos programados de 6 em 6 horas. Toda 6ª hora cheia, os participantes deverão retornar ao centro localizado no Cine Olido para subir as fotos. Sáiba +infos aqui


Programação minicursos SESC Pompéia
*Cursos e mini-cursos no SESC Pompeia: Bem... Como serão muitos [e ótimos!] cursos e mini-cursos acontecendo sobre fotografia somente no SESC Pompéia, tomei a ideia de fazer o post anterior a este somente sobre as aulas. Sigam o link pois existem opções interessantes de aulas não só sobre fotografia, mas video e stop-motion também. Segue link do post anterior.



Estas foram as dicas para iniciar o ano de 2012 metendo o pé no mundo da fotografia.
Próximo post será sobre exposições acontecendo neste começo de ano.

Bóra pá rua!! 
 

Cursos de fotografia pelo SESC Pompéia

O SESC Pompéia abre em janeiro novos cursos e minicursos na área da fotografia. Atendendo diversas áreas da fotografia, Alguns eu estarei fazendo. Segue trechos das descrições dos cursos e +infos:

Tripé Brasilia -  Linhas de Chamada 
 O projeto Tripé apresenta um recorte da recente produção em artes visuais, através das obras de três artistas plásticos. Nesta segunda edição de 2011, foram convidados artistas que atuam em Brasília, DF: Carlos Lin, Elyeser Szturm e João Angelini. A curadoria foi realizada através de uma parceria com Marília Panitz – professora, curadora e arte-educadora –, que, atuante no cenário artístico de Brasília permitiu o contato com ... +info

Flash Fotográfico - Básico
Conceitos básicos sobre uso do flash, bem como as particularidades de funcionamento de cada equipa... +info

Fotografia de Esportes
Um curso voltado para fotógrafos amadores abordando linguagem fotográfica, história da fotografia de esportes e principalmente técnicas para aproveitar ao máximo o seu equipamento em diferentes esp... +Info

Fotografia: Recortando detalhes
Nesse minicurso, o artista Carlos Lin dialoga com os participantes sobre detalhes cotidianos que costumam nos passar desapercebidos, como nos ... +infos

Fotografia Compartilhada
Nessa atividade, realizada em duplas, o participante será convidado a fotografar a exposição com os olhos vendados, contando apenas com a orientação de seu parceiro-guia... +info
Focar + Ampliar - fotografia e video
Atividade em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Os participantes serão convidados a produzir fotografias e vídeos... +info

Com tamanha quantidade de cursos, fica até difícil escolher ou separar. Mas meu preferido ainda estão sendo os de 
Flash Fotográfico e Fotografia de Esportes.


Programação completa



Próximo post será dedicado aos cursos e workshops do mês de Janeiro em outros locais.

Bóra pá rua!

"Eu estou aqui"

Noite passada me lembrei deste curta-metragem do Spike Jonze. Dá primeira vez que assisti simplesmente pirei. E ainda hoje piro na história do robô que demonstra ter mais sentimento do que os seres humanos.
Ter mais até do que eu.

Vale muito assistir com calma esses 30min

http://www.youtube.com/watch?v=6OY1EXZt4ok